segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Desenvolver as competências de reflexão crítica


O processo de pensamento que envolve uma avaliação analítica de uma situação é conhecida como pensamento crítico. É constituída por uma discriminação delicado entre diferentes pontos de vista associados a uma situação, seguido por uma análise de toda a possibilidade de resolver o problema. Habilidades de pensamento crítico se referir a uma capacidade de pesagem fatores substanciais e não substanciais, bem como o concreto eo abstrato que regem uma situação, a fim de obter a melhor solução possível para um problema. Como você pode desenvolver habilidades de pensamento crítico? Existe algum exercício que pode ajudá-lo a melhorar o pensamento crítico? Vamos descobrir.

Desenvolver as competências de reflexão crítica

Pensamento Crítico refere-se a um processo de decisão tomada após uma avaliação analítica de um problema. Ela pode ser desenvolvida através da prática de análise intencional de qualquer situação na vida. Habilidades de pensamento crítico pode ser desenvolvido por inculcar o hábito de pensamento analítico e estratégico. Se você pode obter-se o hábito de analisar cada situação crítica, você vai gradualmente adquirir as habilidades de pensamento crítico.

Sua formação educacional desempenha um papel importante no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento. Educação que exige que você pensar analiticamente, a educação que incute em você os princípios do pensamento analítico e raciocínio leva a tornar-se um pensador crítico. O desenvolvimento de resolução de problemas e habilidades de raciocínio desde a mais tenra idade é uma excelente maneira de desenvolver habilidades de pensamento crítico. Os campos que exigem que você adquirir e avaliar as informações antes de chegar a uma conclusão de fato ajudar no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Expor-se a questões que estimulam o pensamento pode desenvolver habilidades de pensamento crítico.

O pensamento crítico é de grande importância em muitas profissões. Pensamento analítico é muito um momento um atributo procurado, em uma série de profissões diferentes. Certos empregos exigem uma pessoa para ser um pensador crítico. Engenheiros de informação e sistema de analistas, pesquisadores, editores e críticos devem possuir uma capacidade de pensamento crítico para executar as suas tarefas de forma eficiente.

Há alguma exercícios que podem ajudar um desenvolver habilidades de pensamento crítico? Sim, por que não? O exercício não é sempre sobre a aptidão física! Há uma série de jogos mentais e exercícios de raciocínio que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de pensamento. Vejamos alguns dos exercícios de pensamento crítico.

Análise de texto: Para esta actividade, os estudantes são dadas uma passagem textual que pode ser na forma de um conjunto de ocorrências ou uma história. Eles são convidados a explicar a conexão lógica entre os eventos da história. Eles são igualmente convidados a sugerir um título de uma linha de sign-off para a passagem e adicionar-lhe um pouco conteúdo próprio. Esta atividade exige que os estudantes a pensar de forma lógica e razão, cada possível ocorrência que pode se conectar com a história. Uma ligeira variação para este exercício é pedir aos alunos para estender a história, acrescentando-lhe personagens e incidentes que podem ser vinculados a ele.

Socrático Pensamento: É um processo de questionamento disciplinada que desencadeia o pensamento. Pode ser implementado por desafiar os alunos com perguntas sobre questões complexas e problemas hipotéticos. Os alunos são convidados a analisar os conceitos, distinguir entre fatos e hipóteses, e encontrar soluções óptimas.

Pense Out-of-the-Box: Enigmas e perguntas que estimulem os alunos a pensar de forma criativa a certeza de ajudá-los a melhorar suas habilidades de raciocínio e desenvolver o pensamento crítico. Um exemplo simples pode ser a de pedir aos alunos para desenhar um determinado número de pontos de uma certa maneira predefinida e, em seguida, pedir-lhes para ligar os pontos com o número mínimo de linhas retas. Você pode variar este exercício do pensamento crítico através da introdução de padrões de pontos diferentes, ou através da elaboração de outros tais jogos e testes de aptidão que os obrigam a pensar fora da caixa!

Dar aos alunos situações hipotéticas e pedindo-lhes como eles iriam reagir a eles é um excelente exercício que ajuda a desenvolver o pensamento crítico. É importante para o interrogador para aplicar a criatividade na concepção de perguntas deste tipo.

O pensamento crítico não é apenas sobre o pensar analiticamente, mas também de pensar de forma diferente. Trata-se de esbarra com uma variedade de maneiras para resolver um problema. Análise crítica não só disseca um problema, mas também ajuda a encontrar uma maneira de ir à raiz da questão. É sempre importante para entender o problema, a fim de superá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário